não me apetecia nada responder a isto.
a capoeira é uma modalidade cheia de historia, e todas as suas tecnicas e procedimentos encontram raizes profundas em vários povos e culturas. a sua essencia virá de áfrica mas as suas tranformações e influências são hoje em dia infinitas.
a capoeira é luta, sim.
é luta disfarçada, que se desenvolveu nos suburbios das grandes cidades brasileiras. no seio da comunidade negra, escrava, que não podia praticar, treinar formas de luta e de violência, formas de resistencia e libertação, pois todas essas práticas eram reprimidas pelo senhor colonizador, temendo rebeliões.
então a capoeira é também uma dança, com canções de libertação, de incentivo à rebelião, ao inconformismo, à luta. são canções muito fortes, que falam de povos reprimidos, e que unem quem pratica, quem se sente parte dela.
é arte também, pelo seu significado implicito, pela história que transporta até aos nossos dias e pela beleza intrínseca.
mais recentemente é desporto, pela competição que emprega e pelas paixões que desperta. só quem foi ao brasil consegue compreender como uma modalidade é praticada na rua, no dia a dia, pelas classes mais desfavorecidas, que são ao mesmo tempo as mais felizes e as mais livres, com um pensamento muito critico sobre o nosso modo de vida.
às seis e meia da manhâ já se ouvem as palmas, as vozes, o entusiamo de uma roda de capoeira. quem lá está esquece tudo, só pensa em jogar.
a capoeira é improviso, é inteligencia, astúcia, brincadeira, diversão, inspiração, imaginação. cada dia que passa aparece um golpe novo, mais melhorado, mais rápido, mais elaborado, mais equilibrado e harmonioso.
só quem não conhece minimamente a prática da capoeira pode dizer semelhante coisa.
não estou aborrecido pois eu ainda mal entrei neste mundo. mas defendo aquilo que considero ser justo.
abraços ao povo
queria mandar um beijo especial à helena e outro à dani.
quinta-feira, maio 06, 2004
luta dança arte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário