quinta-feira, março 02, 2006


O secreto mundo opusiano

Acabei de ler este livro e se por um lado estou aliviado, pois é um trabalho de investigação extremamente exaustivo, com mais de 500 páginas e com cerca de 150 referências bibliográficas diferentes, o que requere extrema atenção na leitura, por outro lado estou bastante perturbado. É verdade que é do senso comum que o Opus Dei é quem controla actualmente a cúria romana, e por inerência todo (ou quase todo...) o clero mundial, mas os factos relatados no livro revelam que a maneira como isso foi conseguido foi tudo menos "sagrada"... Aconselho vivamente a leitura, para percebermos este fenómeno ultra-conservador, que ganhou a batalha contra a ala progressista, encabeçada pelos Jesuítas e pela Teologia da Libertação, e que hoje lidera o movimento que prepara a próxima cruzada.
Embora seja céptico em relação ao Opus Dei, tenho no entanto que reconhecer que o "Santo" D. Jose María Escrivá de Balaguer era um estratega nato, que metia no bolso qualquer general militar. De facto o processo de crescimento do Opus Dei é prova disso mesmo, tendo-se apercebido que no mundo materialista em que vivemos a única forma de espalhar a doutrina é estando ao lado do poder económico...
Desde o domínio de muitos ministérios durante o período franquista em Espanha, passando por uma série de crimes económicos, ligações obscuras à CIA e ao FBI, e ainda uma muito mal explicada morte de um Papa (João Paulo I), o livro está cheio de conspirações que não nos deixam indiferentes. Para quem gosta destes temas, um livro imprescindível! (embora a versão original seja já de 1996, foi apenas editado em Portugal em 2004)


Sem comentários: