terça-feira, julho 18, 2006


Líbano



"O Líbano é uma república com uma forma única de parlamentarismo baseado na divisão religiosa, na qual:

o presidente deve ser um cristão maronita
o primeiro ministro deve ser um muçulmano sunita
o porta-voz do Parlamento deve ser um muçulmano xiita

Na década de 1960 o país era considerado a janela do Oriente, e por ali eram feitas grandes negociações de petróleo. Sob o ponto de vista turístico o país era considerado a Mónaco do oriente, possuía casinos e hotéis de luxo.

Entretanto a politica bélica de Israel promoveu a destruição da capital Beirute e do seu aeroporto, sitiando totalmente o país com um saldo de milhares de mortes, deixando o país num caos, sem governo e sem exército.

A fim de evitar uma completa dizimação do país, o exército sírio tomou conta da região fronteiriça, permanecendo ali por quase três décadas o que permitiu ao Líbano reerguer-se.

No entanto, com a eclosão do conflito entre os EUA e o Iraque, o Líbano passou a enfrentar uma certa instabilidade política devido à onda de protestos promovida por Israel, Estados Unidos da América e Reino Unido que achavam incoerente a permanência da Síria (pró Iraque) no país.

Além disso, após o mesterioso assassinato do Primeiro-Ministro Rafik Hariri, sob a alegação de um complô contra o Líbano, a Síria é finalmente pressionada pela ONU a abandonar o país, o que de facto sucedeu. Essa decisão, de certa forma imposta à Síria pelos Aliados, deixou as fronteiras do Líbano desguarnecidas, contribuindo para as recentes incursões de Israel contra alvos civis libaneses.

Os recentes bombardeamentos foram executados em sincronia por baterias terrestres e navais contra a população de civis, de forma totalmente indiscriminada.

Este crime de guerra, envolvendo as nações Aliadas, e que dificilmente será conduzido a uma convenção de Genebra , já possui um saldo de centenas de mortes a maioria crianças.

De frisar que o Líbano é uma nação sem exército por exigências desse mesmo agressor, Israel."

in Wikipédia

Entretanto, ali ao lado, mas sem o mediatismo devido:

"Atentado com carro-bomba faz 41 mortos no Iraque.
Este é o terceiro atentado grave em três dias no Iraque. No domingo, um carro-bomba explodiu em Tuz Jurmatu (norte do país), matando 29 pessoas. Na segunda-feira, mais de 40 morreram num ataque armado a um mercado de Mahmudiya (centro)."

Isto apenas em três dias...

Deixo-vos, por fim, uma definição que a meu ver se adequa ao que se passa no "Berço da Humanidade":

"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.

Um exemplo clássico de acto hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma acção enquanto realiza a mesma acção."


10 comentários:

Anónimo disse...

A íncrivel história dos Bons e dos Maus, ou a enciclopédia escrita por quem quiser...

Hezbollah or Hizbollah/Hizbullah or Hezb'Allah[1] (Arabic ‮حزب الله‬, meaning Party of God) is a governmental and militant Lebanese Shia Islamic group, with a military arm and a civilian arm, founded in 1982 to fight the Israeli Defense Forces who occupied southern Lebanon until the year 2000.[2] Its leader is Hassan Nasrallah.
in wikipedia

Anónimo disse...

post scriptum...

uma associação militar denominada "uma parte de Deus"

Hezbollah was "inspired by the success of the Iranian Revolution"[3] and was formed primarily to wage war (both defensive and offensive) against Israel.[4] Hezbollah's political platform has consistently called for the destruction of Israel...

São uns oprimidos...

Anónimo disse...

post scriptum 2:

uma parte de Deus, a festa de Deus ou partido de Deus?

Anónimo disse...

Amigo Lanhoso, não sou partidário de nenhuma facção, nem quero dar mais razão a ninguém. Sei bem que não há santinhos nesta história, muito menos "cristos"...

Apenas acho incrível como todo o mundo hoje fala do Líbano e se esquece do drama que se passa ali ao lado, no Iraque. Por isso reafirmo, tudo isto é uma hipocrisia. Tudo isto se joga na mão de meia dúzia de gajos. Ou traduzindo para bom português, "tudo isto é triste, tudo isto é fado"...

Será?

Anónimo disse...

PAZ E AMOR PARA TODOS. LIBERDADE E ESPERANÇA HOJE E SEMPRE. DEIXEM AS CRIANÇAS CRESCER E SONHAR.

Anónimo disse...

é o mundo em que vivemos.
enfrentem tudo com espírito critico, para lá do que as imagens mostram

Anónimo disse...

espírito critico? ou indiferença?

por vezes penso q o melhor mesmo é olhar por nós e pelos nossos, sem ler jornais ou ver noticias na tv, até pq assim seríamos mt mais felizes...
por outro lado n teríamos interessantes diferenças de pontos de vista, ou tão só, pequenas provocações ideológicas...
o q interessa é q eu n faço guerra... nem tu, nem ele.
os q a fazem estão lá longe: onde as crianças tb n se podem defender.
tal como aqui ao pé!

Anónimo disse...

a este propósito seria interessante recuperar aquele poema do Alexandre - Ó Grande - sobre a guerra....
(Penso no que o medo vai ter
e tenho medo
que é justamente
o que o medo quer)

Anónimo disse...

sim, sem dúvida

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. spa resorts in scottsdale Model t wav women showing hairy pusseys Sex toys http3a2f2fwww madtumbs com