quarta-feira, abril 05, 2006


Buenos dias

Bons dias camaradage. Estou a chegar de Madrid e estou maravilhado! Fui ver a fábrica da IVECO, antiga fábrica da PEGASO, e estou deveras impressionado. Eles arranjaram um novo sistema de montagem, abandonando a tradicional linha de montagem em que o operário está o dia todo a meter a mesma peça no mesmo buraquinho (os casais sabem a monotonia que isso pode ser...), e implementaram um sistema por ilhas (grupos variáveis de operários com um chefe) com diversas tarefas, nas quais existe uma muito maior responsabilização pelo produto e consequentemente um aumento da produtividade e da qualidade. É difícil explicar aqui como tudo funciona, mas posso-vos garantir que o pessoal mostrava uma alegria no trabalho impressionante... e a empresa aumentou as vendas... Ficamos mesmo com aquela sensação "é isto que precisamos!" - mas não temos...

Abraço!

P.S.: o portunhol teima em não me deixar... Lá estou eu com o "mira" e o "bale" pra trás e prá frente...


2 comentários:

Anónimo disse...

bale

Anónimo disse...

come esso me apresenta familiar
tio