quarta-feira, outubro 20, 2004


Bisca la Catalunya

Caros amigos, após périplo por terras espanholas cá estamos nós novamente. Tal como dizia o amigo Camarinha, após pegar num caro e partir à aventura por terras desconhecidas, sem rumo definido, sem prazos, sem stress, apenas apetece voltar a repetir.

Saímos apenas com a ideia que queríamos ir a Barcelona. De resto fomos planeando a viajem dia a dia, sem planos de alojamento definidos. Tal fez com que logo no 1º dia ao chegar a Ávila, após passar por Salamanca, nos deparassemos com o facto de o camping local ter sido destruído recentemente. Já era noite e o camping mais próximo era a 30 km e tinha o nome de "Pântano del Burguilho". Uiii... "Um pântano???". À falta de melhor lá fomos.

Chegamos e... ninguém. Estavamos com fome, e sós, completamente sós no meio de um pântano. Apenas um papel com qualquer coisa do género: "Si usted desea acampar por favor llame el Ángel" e o seu número de telemóvel. Só que como belos portugas que somos não tinhamos carga no telemóvel... O tio Sol lá conseguiu descobrir uma ficha, ligamos ao Ángel e finalmente pudemos montar o nosso estaminé.

De manhã quando acordamos passamo-nos com o sítio. Como dizia o Ángel, era de facto "muy precioso". Ficou a promessa de voltarmos lá.

Depois abalamos rumo a Toledo, coração da Espanha profunda. É giro, monumental, mas muito quente. Quando saímos de lá estávamos esgotados, com aquela dorzinha de cabeça horrível, pelo que tomamos a decisão: Mediterrâneo já! E partimos. É claro que as distâncias não são tão pequenas quanto isso pelo que perto de Albacete resolvemos parar e fizemos campismo selvagem debaixo de um chaparro. O stress era se aparecia um touro... Tudo correu bem e de manhã (ainda era noite cerrada) partimos rumo a Alicante, chegando a tempo de ver o sol a erguer-se no mediterrâneo.

Adoramos aquele mar. Fomos depois subindo aos poucos pela costa e acampamos em Playa del Torres, perto de Benidorm. Um paraíso, ainda sem akeles prédios horríveis que abundam em Benidorm.

Depois fomos continuando a subir, passando por Valência, até chegar à Catalunha. Acampamos perto do delta do rio Ebro, sítio fantástico que entra pelo mar dentro.

O gajo do camping era fanático do Barça e passou-se quando lhe disse umas palavras que tinha aprendido com o meu irmão: "Bisca al Barça, bisca la Catalunya" - fez-nos desconto de 40%...

A partir daí foi sempre "Bisca al Barça" prá frente e pra trás, até que chegamos ao camping de Barcelona e como é óbvio lá dissemos "Bisca al Barça"! A gaja era do Real Madrid...

Depois Barcelona, um mundo inteiro dentro de uma cidade. O cosmopolitismo daquela cidade é fabuloso. As Ramblas é um sítio fantástico, com aquela agitação permanente, com os povos de todo o mundo, ou a fazerem turismo ou a ganharem o seu. Imperdível. Não há palavras para descrever. Visitem!

De resto toda a Catalunha é fantástica. Ainda fomos a Girona e a Figueres, junto à França, à casa do salvador Dalí.

A bem da verdade parece mesmo que eles estão 30 anos, ou mais, à nossa frente em termos civilizacionais. Ao entrar em Portugal novamente percebeu-se bem isso....

Podem entretanto ver as fotos que coloquei no fotopages.

Um abraço a todo o mundo, em especial ao tio Sol pelas belas férias que passamos juntos (muito curtas). Fica o desejo de repetir. Marrocos? talvez...

Akele abraço!


Sem comentários: