quarta-feira, setembro 12, 2007


O Benfica cheira a chulé

" Há no benfica um cheiro caracterísco do pior de nós próprios. É um cheiro a Portugal profundo que está entranhado entre os dedos dos pés. Quando se tira a bota, mesmo que seja o último modelo da nike acabadinho de estrear o cheiro volta. Por mais que se lave os pés ele nunca vai desaparecer. Tão certo como o fado.

O benfica tem a mania das grandezas. A julgar pelas palavras do Adu são 11 milhões de pessoas. Mas eu desconfio que sejam mais. O benfiquismo confunde-se o pior de ser português. Viver acima das posses, não apostar no talento nacional, não ser criativo, não planear, não pensar pela sua cabeça.Invariavelmente começa a época a prometer o que não pode dar: os melhores jogadores do mundo que não querem outra coisa senão, obviamente, jogar no benfica. Depois a realidade é outra e contratam um americano e um chinês, mais dois argentinos-um para emprestar, mais dois uruguaios, mais um camaronês vai-para-o-estrela-volta-para-o-benfica, mais o stretenovic e o luis filipe, mais e mais.

O benfica é invejoso. É típico dos portugueses. É incapaz de reconhecer qualidades no vizinho, a não ser que este esteja a ter sucesso no estrangeiro. O benfica tem inveja do sporting porque o último jogador que formou foi o rui costa e então passou anos a ir buscar os putos que o sporting dispensava com enorme proveito próprio: paulo santos, marinho, fernando mendes, peixe, amaral, dani, nuno assis entre tantos outros, em vez de apostar nos migueis vitor.

O benfica é mesquinho. Contratar josé veiga e carolina, pseudónimo de leonor pinhão, para mostrar aos portugueses quem é pinto da costa é uma estratégia muito mais baixa que o miccoli. Pensem no José Mourinho. Foi treinador do Benfica e acabou dispensado. O pinto da costa foi buscá-lo a leiria e com meia dúzia de jogadores maniche que não servia e deco vendido ao salgueiros pelo actual presidente fez o fcp campeão europeu.

O benfica é bipolar. Ora é fanfarrão e entra em êxtase a meio da tarde no seixal com 6 mil pessoas a gritar benfica! benfica!, ora se não ganha nada, tem a pior média de assistências dos 3 grandes e deixa o estádio vazio.

O benfica é um velho do restelo. O benfica está sempre a falar do passado, do josé águas a levantar a taça, da classe do shéu, dos calções do nené, do brinco do vitor baptista, dos seis dedos do álvaro, dos feitos doces do reinaldo, da mão do vata, dos 5 minutos do Mantorras contra o dragões sandinenses, das correrias loucas do hernani e do nuno assis.

O benfica é aquele tio afastado que bebe demais. Em todas as famílias portuguesas, sportibnguistas e portistas incluídas. há um personagem desses. O pior é quando sai da festa e os mais velhos começam a contar as histórias dele. Que teve um filho que mudou de sexo, que escorraçou de casa outro filho porque era gordo, que passava .

O benfica é um chico esperto. Vai ao algarve como se fosse ao estoril, aposta na vanessa e na telma como quem sempre apostou nas modalidades amadoras, faz à pressa uma equipa de ciclismo para agradar aos emigrantes que fazem pic-nics em agosto. Sabem aquele tipo que se cola à traseira do nosso carro a 200 e se não o deixamos passar ele ultrapassa pela direita? É o Máximo com pressa para levar o barbas e berardo à catedral.

O benfica tem vaca. Sim, o benfica tem muita sorte.Sobreviver a damásio, vale e azevedo, manuel vilarinho e a luís filipe vieira é ganhar o euromilhões todas as semanas durante dez anos. E essa sorte ficou mais uma vez ontem provada. Não é de admirar que de vez em quando assim de 10 em 10 anos, o benfica encaixe 7 de uma vez. Quem tem tanta sorte, de quando em vez, tem um dia de azar. "

Esta é a minha resposta ao post anterior sobre o benfas. Copiei de um comentário no blog Adeptos vulgo Megafone.


5 comentários:

Anónimo disse...

grande som

Quanto ao Benfas, bem... o benfas é como a URSS... bramelho, embora pálido (entenda-se cor-de-rosa), proletário qb embora governado por dois ou três chicos-espertos que atiram caviar aos porcos, pobre com a mania que é rico, enorme mas deserto, diverso mas cinzento, campeão em tudo sem ninguém se lembrar de nada

mas tem o melhor hino de todos e eu acho piada cantá-lo com dois copos no bucho... enfim, o benfas é um clube utópico, mas eu acho-lhe piada... acho até que, por vezes, gostava de ser benfiquista...

sim, sou tuga.

abraços

Anónimo disse...

meu coração é brámelho eh eh

meu cagalhô é castanho eh eh
é castanho o meu cagalhô ohooh


amendoa amarga com limão sff

Anónimo disse...

Meus caríssimos dispensadores do tempo das vossas vidas a falar sobe o Benfica:

A verdade é que o Benfica é tudo isto e muito mais.
O Benfica tem defeitos, o Benfica é o único clube que tem defeitos.
O Benfica é brincalhão, o Benfica é o único clube que brinca consigo próprio.
O Benfica é grande, tão grande que têm q ser outros a lavar-lhe os pés... sim porque o Benfica tem as costas direitas.
O Benfica é recto, o Benfica tem a fisionomia de Portugal mas tem o tamanho do mundo.
O Benfica cheira a brilho, a Luz cheira a magia, a camisola do Benfica é garrida e orgulhosa.
O Benfica tem prestígio, ao contrário do país.
O Benfica tem o Eusébio... os outros têm o Calheiros, mas raramente o Benfica fala dos outros...
O Benfica só ganha quando merece.
O Benfica é poesia... o único clube do mundo que por si mesmo é poesia.
Ser benfiquista não é igual a ser outra coisa... porque quem é benfiquista, é benfiquista e os outros não conseguirão alcançar.
O Benfica tem o Rui Costa. Sim, é verdade que o esport tem o Miguel Veloso, mas é benfiquista e filho de Capitão Benfiquista.
O Benfica também cheira a bifanas...comi várias antes de ver as vitórias sobre o Manchete, o Librepool ou Certic...
O Benfica tem mais gente nos treinos do que a média de assistência da Liga.
Para os que não são benfiquistas a melhor forma de tentar perceber é ver o Benfica como um grande amor... vocês sabem como é!

Anónimo disse...

benfica = MERDA

Anónimo disse...

NAO CONHECEIS A PUBLICIDADE??
"MERDA?? MERDA É O BENFICA!"